segunda-feira, 14 de julho de 2008

Criando uma página para internet - parte I

Introdução

Então você tem vontade de ter uma página na internet e não tem a menor idéia de como começar. Bem, o fata de você "querer" já é um bom começo do processo. Mas "querer" sozinho não consegue gerar uma página. Dessa forma, o que vamos ver agora são passos para gerar um "mini projeto" de sua primeira página na internet.

Primeiros passos

Antes de mais nada precisamos bolar um tema ou motivo para a sua página. Por que ela será criada? Quem vai querer visitá-la? Você vai usá-la para ganhar dinheiro ou auxiliar outras pessoas de alguma forma? De alguma forma você precisará pensar nisso.
Dê uma passeada pelos sites da internet que tenham o mesmo foco escolhido por você. Por exemplo, eu quero criar um site de notícias. Logo seria interessante você fazer visitas a sites que apresentem notícias como é o caso do Correioweb, Jornal de Brasília, Coletivo, Globo, entre outros. A visita ajuda muito ao desenvolvedor da página ter algumas idéias e padrões que, até o momento não passaram pela mente deste. Isso pode, inclusive fazê-lo mudar de tema. Diante da complexidade de alguns sites faz com que esse processo se torne um pouco mais realista do que era na mente do desenvolvedor.

Pense na informação

Que informação estarei passando aos meus visitantes? Este será o principal objetivo do site. Transmitir alguma informação ao visitante. Mesmo que a informação passada seja uma propaganda de seus serviços de digitador esta deverá ser bem escrita e sem erros de português. Procure escrever textos sucintos e utilize um corretor ortográfico para ajudá-lo a perceber erros... De preferência escreva alguns textos antes de pôr realmente as mão na massa.

Layout

Agora pense no formato do site. Como será disposto meu site? Quais os tipos de informações que sobre as quais eu tratarei? Pense nisso como um menu. Haverão muitos links e assuntos diversificados como um jornal? O layout a ser apresentado deverá comportar algumas idéias iniciais sobre o tema do site. Note a importância do tema do site com todo o resto.
Existem alguns sites na internet que possuem os mais diversos layouts... Mas alguns deles o terá cativado. Eles podem ser menu único do lado esquerdo e ao lado a informação numa área maior. No topo desse site teremos uma Logomarca/texto e talvez um rodapé com informações administrativas do site como copyright por exemplo. Este é apenas um exemplo de layout. Modifique, analise, copie de outros sites. O esqueleto copiado não necessariamente pode caracterizar plágio (isso se o esqueleto for comum a outros sites).

Hierarquia das páginas

Pense assim: "Se eu estiver em determinada página como eu faria para retornar ao menu principal?". A hierarquia das páginas pode oferecer uma solução nata para um problema de usabilidade como esse. Tudo vai depender de como as páginas irão se interligar. Pense nessa progressão de páginas, como ela se dará. Lembre-se que se o padrão tiver muitas páginas para se caminhar até chegar num determinado assunto, o site pode ser deixado de lado e o visitante pode colocá-lo na lista dos "Sites chatos e ignorados" ou pior o visitante ainda pode passar a opinião dele para outros, fazendo com que outros nem cheguem a acessar seu site!

Desenhe

Isso mesmo, desenhe seu site num papel. O esboço da página reflete a idéia de um protótipo bem definido. Aproveite o momento para fazer correções ainda no papel. Verifique a opinião de outras pessoas. Faça desenhos coloridos a lápis. Quando mais detalhes você colocar no papel mais concreto estará a página. Desenhe a hierarquia. Pode ser muito cedo para pensar em quais fluxos poderão surgir durante a visita do usuário mas pensar nisso pode evitar futuros furos.
Procure por cores que não tragam desconforto ao usuário. Como está no papel que o vê pode achar interessante mas cores berrantes sempre agridem seus visitantes. Continue visitando sites e observe a organização de cores dos sites com o mesmo tema...

Arquitetura de pastas

Organize seu site para facilitar possíveis manutenções. Uma arquitetura bem elaborada com pastas distintas para imagens, banco, downloads, etc, podem facilitar inclusive a portabilidade (já pensou em ter que mudar de servidor e ter que "catar" arquivo por arquivo dentro de subpastas de projetos obsoletos?).

Figuras

Nunca exagere nos tamanhos das imagens ou mesmo, como já dito, nas cores... Pense em tudo. Junto todo o material, edite caso seja necessário. Existem muitas ferramentas de edição de foto e imagem. Utilize sempre os formatos GIF ou JPG e evite imagens com tamanhos muito grandes. Se sua página demora para carregar seu visitante pode perder a paciência e mudar antes mesmo de terminar o que havia começado de ler, ou ver.

Funcionalidades

As funcionalidades é tudo o que o site deverá fazer. Se ele tiver um formulário de resposta ou de comentários como um blog é interessante descrever como cada passo ocorrerá. Pense nnisto como uma análise de requisito bem simplória. Crie para cada ação do site um texto descritivo para se lembrar exatamente o que fazer na hora de implementá-las. Isso quer dizer detalhes... Quanto mais melhor!

Usabilidade

Nunca esqueça de que quem irá acessar seu site será uma outra pessoa, com crenças e cultura completamente diferente da sua. Por isso facilite ao máximo. Mantenha links de retorno sempre a vista, não gere textos muito longos ou pesquisas com infinitos retornos tudo na mesma página (use um paginador, sempre que possível).
Sites com endereços muito difíceis de memorizar são alvos do acesso único. O usuário consegue de alguma maneira acessar o seu site e ao precisar novamente acessá-lo, o mesmo não consegue se lembrar as três ultimas letras usadas em seu site...

C'est fini?*

Bem, ainda há muito para abordar. Mas isso deve dar uma idéia de como as coisas devem acontecer inicialmente em um projeto web. Se essa documentação contiver muitas páginas, isso significa dizer que você terá muito provavelmente pouco retrabalho e ganho em tempo em sua implementação.

No próximo "Criando uma página para internet" veremos a parte menos demorada: o desenvolvimento propriamente dito. Façam seus comentários e até a próxima!

* C'est fini? => Expressão francesa para "Acabou?"

Nenhum comentário: